quarta-feira, 21 de maio de 2014

cultura racional João de Cuiabá Questionário

Questionário elaborado com o estudante João de Cuiabá


Em que circunstâncias o nosso raciocínio estará sendo desenvolvido?

Se estiver estudando a CULTURA RACIONAL, está desenvolvendo o raciocínio, divulgando nas ruas ou nas praças, na banda ou em outros meios, trabalhando pela Fase Racional, numa conversa Racional, o raciocínio está sendo desenvolvido.

Qual a modificação proporcionada pelo desenvolvimento do raciocínio?

No ler e reler com atenção, para a boa compreensão, o bom entendimento e o bom sentido, de definir o que é a CULTURA RACIONAL, de sentir o Conhecimento Racional, é o quanto chega para uma brilhante e grande modificação da própria pessoa, isto é, total equilíbrio.

O que acontece com a pessoa, logo que o raciocínio começa a funcionar?

Logo que o raciocínio começa funcionar, a pessoa sente uma mudança muito grande em si mesma. Começa a sentir a evolução e o desenvolvimento do raciocínio (o raciocínio é um órgão que estava parado, só aguardando o tempo e a fase do seu desenvolvimento).

No período do desenvolvimento do raciocínio da pessoa, qual é o seu estado?

A pessoa entra em estado de equilíbrio Racional. O estado vibratório Racional começa a se normalizar na pessoa e pela vibração do desenvolvimento do raciocínio, a ação Racional domina o pensamento. A pessoa sente uma grande paz interior e um equilíbrio emanado da vibração Racional pela irradiação do raciocínio no Aparelho Racional. 

A pessoa passa a vibrar Racionalmente e o magnético inconsciente retirando-se; saindo o peso do magnético do corpo e entrando à energia pura, limpa e perfeita, a Energia Racional, incorporando à pessoa. Esse é o período do desenvolvimento do raciocínio. Se for perturbada, as perturbações vão desaparecendo porque começa a entrar num estado de plena consciência. 

A convicção realmente presente na pessoa. A pessoa passa a viver mais firme até o raciocínio ficar totalmente desenvolvido, daí, vai se tornando Racional sem sentir, por tudo ser do verdadeiro estado natural da pessoa. (1º T: 38) (3º H: 25) O raciocínio é do verdadeiro estado natural da pessoa, é o órgão de comunicação com o MUNDO RACIONAL.

Quantas e quais são as partes do desenvolvimento do raciocínio?

São três partes: primeira parte, o desenvolvimento do raciocínio e a vidência, segunda, a evolução do raciocínio e a levitação, terceira é a volta ao MUNDO RACIONAL como outro habitante, o novo, que aquele primitivo ajudou a deformar, quando entrou na parte da Planície, que não estava pronta, pois, dessa parte é que surgiram como novos habitantes deformados. Se nada tivesse deformado não haveria novos habitantes. Então, a primeira parte é o desenvolvimento do raciocínio e da vidência; a segunda, é a evolução do raciocínio e a levitação e a terceira, a volta ao MUNDO RACIONAL. 

Quantos corpos de energia existem?

Existem dois corpos de energia: O que deu causa à máquina do raciocínio e o que se dividiu nas sete partes do porque nós assim somos que é o corpo elétrico e magnético, o "tu". 

Quantas vezes são necessárias ler os mil livros?

É necessário ler os mil livros mais de uma vez, mesmo que na primeira vez, o raciocínio já tenha garantido a sua volta ao MUNDO RACIONAL. È necessário prosseguir no estudo para garantir também a volta do Aparelho Racional, isto é, as sete partículas. Se a pessoa leu os mil livros e parou, a natureza decide sobre a sua situação. Se a pessoa morreu lendo os livros, a natureza vê se dá outra oportunidade a ela e qual a oportunidade. Dependendo, no caso, da obediência, persistência e paciência.

O que acontece quando vai nascer uma criança, quem nomeia ou escala os acompanhantes da criança?

Quando nasce uma criança, o exu da casa, o mais forte, escala ou escolhe os acompanhantes da criança. Esses acompanhantes, tanto podem ser exus novos como velhos. É a lei do mais forte. Somos animais Racionais e quando nascemos já temos a nossa espera oito ou mais acompanhantes. 

Quando uma criança vai nascer, em que momento são designados os acompanhantes?

Os acompanhantes, às vezes, são escolhidos ou designados com a criança ainda, na barriga da mãe.

Além dos exus, quais as outras fontes de cargas magnéticas, que exercem influência no animal Racional?

Tudo que for magnetismo. 

Quando foi que nasceram os primeiros habitantes do astral térreo?

Eles surgiram ou começaram a nascer no cinturão magnético, exatamente quando os primeiros povos abandonaram o Alfabeto Astrológico. Então, em vez de subir para o MUNDO RACIONAL transformaram-se e a natureza julgava se geraria um exu ou se daria outra chance àquele povo, que havia abandonado o Alfabeto Astrológico. O Tribunal Racional é que julga e depois passa para a natureza decidir, quer dizer, aplicar a pena.

Existem habitantes do astral térreo, que nunca exerceram influência na matéria?

Sim! Existem, os comodoros são um exemplo.

Existe prisão para os exus?

Não, não existe prisão. O que pode ocorrer é os mais fortes segurarem algum exus por um determinado tempo. 

Foram os exus que criaram as religiões?

Sim. Eles criaram algumas religiões ou seitas. Criaram histórias e contos, dando seqüência às religiões.

Se os acompanhantes afastarem-se do animal Racional, este fica sem ação?

Não, a pessoa usa o sentimento, tanto faz ser estudante ou não.

O que acontece com as crianças, os acompanhantes tomam conta delas?

Os acompanhantes não tomam conta das crianças nem dão proteção para que não aconteçam acidentes com elas. A responsabilidade é dos pais.

O que acontece com o corpo de um exú, que se transforma?

Quando um exú transforma-se, seu corpo fica em qualquer lugar. Seu corpo fica tão leve que chega a ficar mais leve que o ar, qualquer movimento, que crie um ventinho, é o quanto basta para movê-lo de um lado para outro. Ele chega a soltar um cheiro, mas muito difícil do ser humano perceber. Às vezes chega-se a sentir um cheiro diferente, mas não se sabe de que se trata. Ele não chega a cheirar mal. O vento é matéria e os exus são mais finos que o vento. Quando eles se transformam, perdem a carga magnética, que é a sua força, fica só o corpo de matéria fina, que um simples movimento do ar joga-o de um lado para outro.

Durante a colaboração dos exus na Fase Racional, eles chegam a cometer atos de maldade ou só trabalham para a fazer?

Se entrarem para a linha Racional, vão para a escolinha (sobre o Retiro Racional) e depois de seis meses, passam a trabalhar exclusivamente na Fase Racional.

Quem influencia ou comanda o astral térreo, na sua forma de entendimento na Cultura Filosófica e Cientifica, ou mesmo na forma de agir com os seres humanos que eles acompanham?

Isso é coisa da natureza da parte magnética. Ela é que regula tudo. 

João! Há animais irracionais que chegam a ver periodicamente os exus?

Não, se algum exu gostar e resolver acompanhar um animal irracional é livre arbítrio seu.

Os exus são formados e gerados onde?

São formados e gerados no cinturão magnético, que é o astral térreo, que está mais ou menos a uns quatrocentos quilômetros da Terra.

Na formação do exu, há a participação da energia elétrica?

Não, só a energia magnética. Ela é quem dá a fórmula e a forma dos exus.

Quando os exus nascem eles chegam a crescer em tamanho ou já surgem no tamanho natural?

Eles nascem em tamanho pequeno e vão crescendo naturalmente. Eles se criam e aprendem por si mesmos ou aprendem com os outros, que queiram ensiná-los. Eles crescem mais rápido que o ser humano, porque são mais degenerados e seguem a hierarquia do astral térreo. Eles não têm nome, mas identificam-se como querem.

Os exus possuem a máquina do pensamento (cérebro)?

Não, eles possuem uma outra forma de receberem a orientação energética magnética, visto a sua anatomia biológica ser diferente, haja vista, a alimentação de eles, que é diferente da do ser humano, é uma alimentação arquidoférica.

João! Já que é o exu mais forte, da casa ou dos pais, quem escala, quem e quantos são os exus que irão acompanhar aquela criança, que irá nascer. Então, qual o critério utilizado para saber quem e quantos serão os acompanhantes da criança? 

Isso não pode ser falado.

Por que João, seria para não me lapidar, caso eu ficasse sabendo?

Sim.

Já que os exus são escalados, quem os obriga a permanecer como acompanhantes do animal Racional por toda vida?

Ninguém. É por livre e espontânea vontade, mas eles gostam.

Como são, de uma maneira geral, os nossos acompanhantes?

São pequenos, em geral, do nosso tamanho. Alguns são verdes, outros rosados, outros vermelhos, outros amarelos, etc. Uns são magros, outros gordos. Quando estão tranqüilos não incomodam, mas quando estão zangados por algum motivo, lapidam a pessoa.

Podemos saber quantos acompanhantes temos e se existem alguns deles na linha Racional?

Quando um estudante pergunta ao João, quantos acompanhantes ele possui, o João espera todos se reunirem e pergunta se todos concordam, se o estudante pode ficar sabendo. Caso todos concordarem, tudo bem, mas se um deles apenas, não concordar, o João não fala. O João respeita o livre arbítrio deles e de todos nós.

No livro 20º T: 54, o RACIONAL SUPERIOR refere-se aos comodoros estacionários ao nível do Sol e abaixo do Sol; de vida própria, que estacionaram em classe superior, trabalhando em prol da Fase Racional. João poderia comentar sobre eles?

Sim. São exus e se acham superiores aos demais. São multidões, que vivem independentes dos demais. Só mexem com fortunas, valores altos, grande luxo, grandes riquezas materiais, mas não são acompanhantes. Só vão onde há luxos e riquezas. 

O que vem a ser "canal aberto" e como funciona no ser humano?

Um exemplo: Este carro (do João) tem uma antena. Essa antena capta todas as freqüências, tanto de rádio como de televisão. Mas no carro há um aparelho, que só recebe a freqüência de rádio. No cérebro do ser humano tem uma célula ou neurônio, que capta as freqüências dos invisíveis, variando de pessoa para pessoa. Uns captam uma freqüência, outros, várias e outros todas as freqüências, fazendo o ser humano ver, ouvir, ou sentir além do que normalmente percebe. Os exus sabem como transmitir suas freqüências nesse canal e sabem quem tem o canal aberto ou mais ou menos aberto.

Existem o animal Racional e o bicho Racional. Qual a diferença entre eles?

À direita está o animal Racional e à esquerda, o bicho Racional. O animal pensa no bem e quer o bem de todos. O bicho pensa no mal e de mal a pior sempre. Temos o livre arbítrio e temos a Origem pura e a Índole de pureza. Existe o magnético sim, mas a Origem e a Índole Puras é que prevalecem. Prevalecem a Índole e a Origem e não as influencias magnéticas. Existem o bem e o mal, o compreensível e o incompreensível. O compreensível é aquele que respeita o seu sentimento, a índole boa e pura. Ao Aparelho Racional não se permite influenciar mais; tem a convicção plena de sua Origem. Não se deixa mistificar, impressionar, emocionar nem sugestionar, não tem medo de nada.

Em que se baseia o misticismo ou mistificação?

O misticismo ou mistificação são sentimentos baseados no medo, pois, o medo é uma superstição. Tudo é sentimento magnético, magnetismo puro.

Como é feita a ligação com o MUNDO RACIONAL?

Primeiro é o desenvolvimento do raciocínio até ficar pronto, depois de pronto é que há a ligação com o MUNDO RACIONAL. O pensamento desligando-se naturalmente do corpo. O corpo começando a tomar a forma Racional. O raciocínio dominando tudo e todos e o estudante aí, passa a Aparelho Racional. Como Aparelho Racional, vêm o desenvolvimento e o amadurecimento do raciocínio e daí, ligando-se ao MUNDO RACIONAL. Como Aparelho Racional, ainda não está livre das lapidações do magnético. Depois que passar para a classe de Racional, cessa a lapidação da energia magnética. O verdadeiro natural da pessoa é Racional.

Há diferença entre o povo do vácuo e o povo do espaço?

O RACIONAL SUPERIOR refere-se, nos livros de CULTURA RACIONAL, aos habitantes do vácuo como sendo o povo do Astral Inferior e ao povo do espaço como sendo do astral térreo. Os habitantes do vácuo são do Astral Inferior - energia elétrica e magnética. Os habitantes do espaço são do astral térreo - energia magnética.

Existe a possibilidade dos exus apresentarem-se, mais à frente, para desacreditar as religiões, mostrando-se a todos?

Sim, isso pode acontecer.

Onde habitam os planetas e como foram formados?

O "habitat" natural dos planetas é no espaço entre o Sol e o Astral Superior. Foram formados pelas virtudes que os Racionais perderam que formaram uns pontinhos no espaço. Esses pontinhos foram cobertos com as virtudes da água e da terra (goma e resina) eis aí, a formação dos planetas. São regidos pela Energia Mediadora Racional. Como eles têm vida própria, movimentam-se e dão seus passeios abaixo do Sol. É quando se diz que tal planeta está regendo a Terra. (3º A: 229)

Quando Marte permitiu que pousasse uma sonda espacial da Nasa em seu solo, ele estava no Astral Inferior?

Sim. Permitiu para fomentar a Ciência e lapidá-la. Marte fica então, emitindo sinais à Terra para lapidar a Ciência. Depois ele retorna ao seu lugar e os cientistas ficam confusos. 

Existe variação na composição dos planetas e existe hierarquia entre eles?

O núcleo dos planetas é formado de virtudes nossas, de Energia Racional. A casca ou superfície e de virtudes da deformação da água e Terra. As composições variam. Não existe hierarquia entre eles e se localizam abaixo do Astral Superior e acima do Astral Inferior, do Sol. Eles chegam a transmitir o bem, mas devido a distância, a energia chega deformada à Terra. 

João! Por que os planetas não se chocam em suas caminhadas pelo espaço, tem alguma coisa a ver com a teoria de grandes cientistas, que falam da "Lei da Gravitação Universal?”

Não tem nada a ver com essa lei. Os planetas não se chocam nem se atraem entre si, cada um faz sua trajetória para onde quiser sem se chocarem, pois, cada um tem consciência de sua trajetória e têm sua individualidade também. Conversam entre si e moram na mecânica celeste. Quando querem ser vistos, descem mais um pouquinho, até a mecânica material, próximo à Terra. Quem tem gravidade é a resina, a parte da Planície, abaixo do chão, da superfície da Terra, onde o calor do Sol não deu para transformar. Não é a Terra e sim a resina da Planície que puxa e que está sobre da crosta Terrestre. Baseado-se nisso (a atração da Terra), os cientistas pensam que os planetas fazem o mesmo, isto é, possuem gravidade. Isso é falso. Quando os cientistas estudarem a CULTURA RACIONAL, vão conhecer todos esses detalhes.

Podemos eliminar a atração gravitacional magnética do nosso corpo?

Sim. Quem estuda CULTURA RACIONAL desenvolve o Aparelho e a Energia Racional tira o magnetismo do carpo, magnetismo esse, tanto do corpo, quanto da resina da Planície, que faz com que um atraia o outro. Ao sair o magnetismo do corpo, através da Energia Racional, o corpo começa a levitar, mas desde que tenha pleno conhecimento de CULTURA RACIONAL. A resina tem gravidade e somente ela, para que o homem não vire balão, voando desordenadamente pelo espaço. Só fará isso ( a levitação) quando tiver consciência e pleno domínio do que estará fazendo. Aí, não fica maluco, rodando pelo espaço como um balão. 

Como foi feita a formação da Lua e qual a sua composição?

O Sol liberou o carbono, que formou um outro corpo e este corpo começou a absorver as virtudes da planície e da resina e dos restos das virtudes dos corpos Racionais, que foram à extinção, originando a Lua. Esse corpo semi completo, começou a ser carregado pelas virtudes da deformação, da água e da terra. Formando os quartos. A Lua possui uma casca ao redor de seu corpo, como se fosse um sorvete com casca de chocolate. (3º A: 219 - 1º O: 225)

Como são feitos os movimentos da Lua?

A Lua, quando nova, é visível. O que se vê, quando parece ser nova, ou seja, aquela mancha redonda no espaço, na verdade já é a lua crescente, no inicio. (3º A: 56 )

Como foi feita a formação das estrelas?

As virtudes da Planície e da resina, que passaram pelos lados da Lua; formaram outros corpos chamados "Estrelas". No espaço, elas são em grandes quantidades e estão dentro do campo elétrico e magnético. As estrelas possuem brilho próprio, conforme aqui da Terra observa-se. O brilho é o acúmulo das virtudes da deformação.

Por que a chamada Estrela D’alva possui brilho com cores variantes?

Na verdade, a Estrela D’Alva é o Planeta Vênus, que é muito brilhante. D’Alva era uma deusa da época. 

Este nome D’Alva, essa deusa seria da época da mitologia grega?

Não. Isso é coisa muito antiga.

O que, de verdade, ocorre, quando os observadores dizem ter visto alguma estrela que nasceu e outra que explodiu?

Não sabem o que estão vendo. Só vêem o brilho luminoso e fazem seus cálculos matemáticos, tiram suas conclusões imaginárias.

A Terra ainda continua a liberar virtudes?

A Terra continua em deformação. (15º O: 65)

Existiu a primeira bíblia ou uma bíblia específica?

Sim. Existiu a primeira bíblia, que foi orientada pelo Astral Superior e depois cada religião foi moldando de acordo com seus interesses. O Astral Superior orientou a natureza elétrica e magnética, esta inspirou os profetas e daí, surgiu a primeira bíblia, da qual não se tem vestígios.

Como era a primeira bíblia e quem a elaborou?

A primeira bíblia era bem objetiva e foi elaborada por vários profetas da época e depois uma pessoa só juntou todas as profecias num só livro. Essa pessoa chamava-se "CANAAN".

Havia algum conhecimento específico nessa primeira bíblia?

Sim, havia. Uma das coisas mais importantes era que: a humanidade iria passar por uma filtragem de lapidação e depois, conhecer-se.

Há no ser humano a vontade de ser mau?

Não. Ninguém tem vontade de ser mau. Ninguém tem vontade de ser ruim. A natureza é a causa de todos esses desequilíbrios devido aos fluidos elétrico e magnético. O fluido magnético tem a sua atuação só para o mal, por isso existem os maus. O fluido elétrico maisequilibrado. Aqueles atingidos pelo fluido magnético vivem perturbados e perturbando. Os que forem atingidos pelos fluidos elétricos, mais equilibrados, procurando o bem de todos e sem poder resolver coisa nenhuma, devido ao grande número de seres maus.

Se ninguém tem vontade de ser mau, qual a causa do mal na pessoa?

A causa é por o fluido magnético estar tomando a pessoa porque existem grandes forças maléficas que induzem para o mal. A causa do malefício é o fluido. Tudo isso, pelo fato do ser humano estar ligado aos fluidos elétrico e magnético. O ser humano não é filho legítimo dessa natureza elétrica e magnética e por isso, é um joguete dessas duas forças. Se atuado por grandes cargas magnéticas, torna-se mau elemento; se atuado pela força positiva, o fluido elétrico, mais equilibrado. É o negativo com o positivo. Quem não conhece, diz: - "Fulano é um péssimo elemento". Por não conhecer a causa que estava concorrendo para que ele fosse mal. Essas vítimas do magnético tornam-se vítimas duas vezes, porque não conhecem a causa do mal e põem a culpa em quem está procedendo mal, por desconhecer o que deixou aquela pessoa assim.

O ser humano pode ser responsável pelo sofrimento de alguém?

Não. Todos são vítimas do magnético. Quem conhece o que você está conhecendo, sabe que ninguém é culpado do sofrimento de ninguém. O ser humano é um joguete dos fluidos elétrico e magnético. Aquele que está com mais carga magnética é um desequilibrado, capaz de tudo. Por estar ligado à matéria é que existe esse desequilíbrio, que origina o mau e o bom. Os que têm menos carga magnética desenvolver-se-ão mais depressa Racionalmente e os que têm mais carga magnética demorarão mais um pouquinho. Na vida do magnetismo, todos são diferentes.

Qual é a dificuldade de se eliminar as cargas magnéticas do corpo?

A dificuldade está na intensidade dessas cargas. As cargas magnéticas são fluidos entranhados no organismo, para sair, para limpar, para se retirar do corpo, sempre demora mais do que outros que têm muito menos. Uns possuem menos cargas magnética e nesses, nasce logo a Vidência Racional. A matéria estando encharcada do fluido magnético demorará a nascer a Vidência Racional. Tudo sai naturalmente, sem a pessoa perceber. O desenvolvimento do raciocínio é o afastamento das cargas magnéticas, que estão entranhadas no corpo e ao terem contato com a Energia Racional, através da leitura, o Fluido Racional vai entrando no corpo e eliminando o fluido mal. A Energia Racional é do MUNDO RACIONAL e quem estiver ligado a ela, já não tem mais o magnetismo entranhado no corpo, já tem o corpo limpo. (2º O: 279 - 4º O: 43)

O que acontece com quem está tentando desenvolver o raciocínio?

Muitos, no princípio, os mais fracos, ora animados, ora desanimados, por receber os bombardeios feitos pelo magnético. O magnético faz tudo para vencer quem está ligado a ele. Os mais fortes acabam vencendo o magnético porque procuram cada vez mais ligarem-se à Energia Racional e acabam vencendo os bombardeios do magnético. Os mais fracos ficam na balança, encontrando dificuldades para vencer as barreiras feitas pelo magnético. O magnético pratica uma infinidade de diabruras e procedimentos maus, por meio dos "ufos" e "sulfos" para vencer quem estiver tentando desenvolver o seu raciocínio e que ainda está ligado a ele. Os fortes resistem aos balanços do magnético. Os fracos ficam sempre na balança, mas acabam vencendo, pois com o Poder Supremo ninguém pode. Vence o Poder Supremo, desde que façam por onde, persistindo na leitura.

Como funciona a energia magnética, com sua astúcia e sutileza?

A energia magnética procura funcionar de uma maneira que a pessoa não perceba. Quando vê, já está envolvida por ela, porque se descuida da leitura. É preciso que esteja atento para permanecer ligado à Energia Racional. Com persistência na leitura, permanecerá ligado à Energia Racional. Vencem todos que estão ligados em cima e derrotados todos que estão ligados ao elétrico e magnético. Derrotados pelo magnetismo, por viverem desconhecidos de si mesmos. O magnético é muito valente e prepotente para todos que estão ligados a ele. Parece ser muita coisa e verdadeiramente nada é.

O que acontece com um estudante de CULTURA RACIONAL no início de seu estudo?

No início, a energia magnética bombardeia todos por estarem ligados a ela. Com persistência na leitura, a Energia Racional vai quebrando todos os encantos até eliminar, de uma vez por todas, os efeitos maléficos do magnetismo. Basta estarem em contato diário com o Conhecimento do desenvolvimento do raciocínio. Com o decorrer dos dias e do tempo, o raciocínio cada vez mais desenvolvido e os efeitos da energia magnética cada vez mais regredindo. A Energia Racional domina a energia magnética, desde que seja persistente no estudo do Conhecimento Racional. Unidos e coesos com a Energia Racional, vencerão e eliminarão os efeitos da energia magnética.

Quem são os "pioneiros", de que fala o RACIONAL SUPERIOR?

Os pioneiros são os que trabalharam na construção do Retiro Racional e que ganharam como prêmio, a volta ao MUNDO RACIONAL, sendo este, o significado de colaborar com o MUNDO RACIONAL. 

Onde está a semelhança com DEUS?

Está na Glândula Pineal, a máquina do raciocínio. Dentro da máquina do raciocínio está o Habitante do MUNDO RACIONAL, que se materializou em forma de máquina, que é a semelhança de DEUS.

Quando uma pessoa começa a estudar a CULTURA RACIONAL, passa a ser o quê?

Quando a pessoa começa a estudar, passa a ser aparelho Racional primário. Depois de desenvolver do raciocínio, passa a Aparelho Racional e depois de cem por cento do raciocínio desenvolvido, a Racional.

Após a morte (transformação) de um animal Racional, quanto tempo leva para nascer de novo?

Após a morte, para completar a transformação e nascer de novo, leva de trinta a quarenta anos.

Como funcionam as transformações depois da morte e como é a morte? 

Quando se está morrendo vai sentindo um sono. A morte é um sono. A morte é boa. Depois do sono, começa-se a dormir mesmo, então, vai se transformando em vírus visível, depois em vírus invisível, depois, no espaço, fica só o corpo biopsíquico (Q.I.) de energias elétrica e magnética, porque as sementes (sete partículas) seguem cada uma, para o seu lugar. Então, a vida (elétrica e magnética) acorda no espaço, mas não possui sentido. 
Nenhuma noção das coisas; apenas fica o corpo no espaço, aguardando a natureza determinar a sua volta, como será. Se animal Racional, onde irá nascer, quando e com quem ficará. Então, o corpo de energia (vida) adormece novamente, para que haja a transformação aí, a natureza coloca as mesmas sete sementes no corpo biopsíquico (Q.I.), que já se juntou com a vida no espaço e começa a se transformar em vírus invisíveis, em vírus visíveis, em micróbios, em sêmen, fecundação, gestação. Até o início da gestação o corpo de Energia Racional fica no espaço. O Habitante acompanha sempre o pedaço da Planície que lhe corresponde, o pedaço somos nós.

No caso do corpo biopsíquico (Q.I.) (vida) tiver que descer de classe, o que lhe acontece?

Quando o corpo biopsíquico (Q.I.) (vida) estiver no espaço e for descer de classe, então, ele adormece novamente, recebendo as sete sementes e é colocado no cinturão magnético para ser formado o seu corpo de matéria magnética, do astral térreo. No caso de subir para o MUNDO RACIONAL, o corpo de Energia Racional, mais as sete partículas, que são a Planície e o Habitante, sobem diretos e com plena consciência.

O RACIONAL SUPERIOR já havia presenciado uma deformação antes?

Não. O RACIONAL SUPERIOR ainda não havia presenciado o que seria uma deformação. Depois de a Planície deslocar-se, é que todos do MUNDO RACIONAL vivenciaram o que seria uma deformação. Foi aí, então, que o RACIONAL SUPERIOR projetou as formas de vida para o retorno de tudo ao MUNDO RACIONAL. (258º H: 94 - 267º H: 73)

O RACIONAL SUPERIOR afirma que nós estamos aqui por causa da vontade, que sempre foi livre. Qual então, é a diferença, no MUNDO RACIONAL, entre a vontade e o livre arbítrio, já que todos são puros, limpos e perfeitos?

No MUNDO RACIONAL não existe vontade, só o livre arbítrio. À vontade, a que o RACIONAL SUPERIOR refere-se nos livros sobre a Origem, é no sentido figurado, apenas para melhor esclarecimento aos estudantes, para eles terem alguma referência sobre a Origem.

Quando todos voltarão ao MUNDO RACIONAL?

A vigésima primeira eternidade é a volta de todos os animais Racionais e a vigésima segunda é a eternidade dos animais irracionais e ao final de tudo, é a volta desta deformação, ou seja, a volta das sete partes: Sol, Lua, estrelas, água, terra, animais, vegetais e tudo enfim, ao seu estado natural. (316º H: 93)

O que tanto entra na formação de uma bactéria?

O acúmulo dos vírus invisíveis forma o vírus visível e o acúmulo dos vírus visíveis forma a bactéria. A lente mais potente só alcança uma pequena parte dos vírus visíveis ou quase nada.

Para abrir a Vidência Racional (51%), é necessário que o desenvolvimento do raciocínio e sua desmaterialização mais o desenvolvimento do Aparelho esteja em igualdade relativa de evolução, ou uma coisa, ou outra tendo evoluído, já é o suficiente?

É necessário que todas as partes estejam em igualdade de evolução, para abrir a vidência. Isso não significa que só abrirá quando atingir os 51%. Pode ser que o Aparelho não esteja amadurecido. Então, o raciocínio vai se desenvolvendo para 60%, 70%, 80% ou até atingir os 100%.

Qual é a relação exata em desenvolver e desmaterializar o raciocínio, com desenvolver o aparelho?

É tudo interligado.

Dentro deste conjunto elétrico e magnético, o RACIONAL SUPERIOR afirma que a massa cósmica é invisível por ser mais adornada com o elétrico e visível, quando mais adornada com o magnético. Então, por que o Sol é visível?

O Sol não é visível. O que se vê é a sua luminosidade e este parece ser fogo, mas não o é. A luz do Sol emite raios, que em seu deslocamento, vai se distanciando e aquecendo, devido ir se deformando. (1º O: 29 – 5º O: 123)

O que será da Planície Racional, que não estava pronta para o progresso?

Será os futuros habitantes do MUNDO RACIONAL.

Qual a relação entre o sentimento e as transmissões?

O sentimento (memória) é o gravador onde se armazena tudo. A transmissão é tudo o que se recebe no sentimento.

Se houver transmissões simultâneas na cabeça do ser humano, o que acontece?

Se todos os acompanhantes transmitirem ou irradiarem informações ao mesmo tempo, na cabeça, é uma bagunça. Para que isso não aconteça, pode-se tentar falar com os acompanhantes, para que transmitam um de cada vez que todos serão atendidos. Então, podemos observar qual delas nos mostra as conseqüências, essa é a que vem do sentimento.
O corpo humano possui sua própria energia de formação natural, que age como um todo. Essa energia absorve tudo que fica gravado. O que fica gravado é do sentimento, que fica na cabeça, no cérebro, na memória. O sentimento já é por si mesmo, uma personalidade. OBSERVAÇÃO DO JOÃO SOBRE A CALMA, diz ele: -"Quando uma porção de transmissões vem ao sentimento, em qualquer lugar ou tempo; a melhor arma é a clama. De tempo para o sentimento analisar as conseqüências".

O que é amadurecimento Racional?

É o acúmulo de sentimentos, que se absorve do Conhecimento Racional. O sentimento a que referimos não tem nada a ver com o sentimento magnético e sim, com o sentimento de absorver o conhecimento, memória - causa e efeito Racional.

Existe destino?

Até mil novecentos e trinta e cinco, a natureza predestinava, ou seja, o que teria que ser, era mesmo. Após mil novecentos e trinta e cinco, ficou por conta do astral térreo e o que poderia ser destino, passou para o livre arbítrio de cada um.

Quando uma pessoa, que está longe, pensa no João e fala alguma coisa, ou mesmo, pede ajuda, ou para dirimir qualquer dúvida. O que acontece?

O João disse: -"Eu vejo, se for o caso de coisas do dia a dia, deixa-se para lá, mas se for algo de mais urgência aí, nós vamos até lá".

A natureza reduziu a divulgação?

Sim. A divulgação Racional diminuiu naturalmente, porque o BRASIL todo, já sabe da existência da CULTURA RACIONAL. Agora a divulgação é só para manutenção dos "pioneiros" para a levitação. Manutenção, quer dizer: Continuar fazendo o básico, estudar e divulgar.

A natureza elétrica e magnética pode funcionar somente com uma dessas energias?

Não. A natureza só funciona com as duas energias elétrica e magnética e nunca isoladamente com apenas uma energia. Hoje, quem comanda é a energia magnética coadjuvada pela energia elétrica.

Quais as fontes de orientação elétrica, com que podemos contar?

Nenhuma. É tudo magnetismo. A natureza era a fonte de um equilíbrio regular com a energia elétrica, mas só na fase de animal Racional. Hoje, ou é Racional, ou está por conta do magnético.

Nos últimos instantes da Fase Racional na terra, o que ocorrerá com os dois sexos, masculino e feminino?

Quando chegar à época da última etapa da Fase Racional, os animais Racionais, ainda materializados com forma humana, continuarão a ter o sexo masculino e o feminino, porém, não haverá relação sexual porque não existirão mais habitantes no espaço para se materializar. Existem no espaço ainda, muitos habitantes do MUNDO RACIONAL, que até hoje não se materializaram.

O RACIONAL SUPERIOR afirma que Jesus Cristo foi um profeta como tantos outros, pergunto: Ele foi egocêntrico ou cumpriu a risca o que a natureza o predestinou?

Sim. Cumpriu o que lhe foi predestinado.

Os acompanhantes de Jesus eram exus, quantos eram?

Eram exus. A quantidade não se pode falar. Ele possuía a vidência elétrica e magnética, de fora para dentro e era um grande médium, médium vidente, instrumento da natureza. Ele operou algumas curas, trabalho manual só, um simples aceno só.

A História afirma que Cristo, na sua juventude, até próximo aos trinta anos, viajou em busca de conhecimentos. Se for verdade, quem lhe transmitiu a busca de conhecimento e os lugares certos por onde viajou?

Apenas viajou a vários lugares. Não em busca de conhecimentos.

Por que existem mais homens presos do que mulheres?

Apenas coincidência. Os homens dão mais vazão ao magnetismo. È apenas fluxos das coisas, paga quem faz dívidas.

É possível uma pessoa imaginar um grande mal e o dirigir para atingir uma outra pessoa?

Não. Tudo em excesso é demanda. Se a pessoa tiver excesso de cobrança é demanda.

João! Seria mais fácil o raciocínio retornar ao MUNDO RACIONA do que as sete partículas?

Não. Tudo retornará em um conjunto só.

João! O RACIONAL SUPERIOR comenta, no 3º T: 59, sobre o abandono do alfabeto de astrologia, que os culpados foram os antigos atrasadões de milênios, que vieram desenvolvendo o magnetismo desde o tempo dos faraós. Pergunto: - Foram os primitivos faraós que abandonaram o alfabeto Astrológico?

Não, os primitivos faraós morreram no grande terremoto.

Na época do grande terremoto, que destruiu as civilizações faraônicas, que desenvolveram muito o magnetismo, ainda existiam muitas pessoas que seguiam a astrologia? 

A fase do alfabeto Astrológico foi bem depois, o pensamento já estava desenvolvido.

Os faraós e sua civilização eram centrados na África?

Não, a África apareceu depois de muito tempo, com seus habitantes, que são os pretos.

Por que a natureza, quando destruiu a região onde hoje, fica o deserto de Saara, deixou resquícios para outros povos encontrarem e com isso, desenvolverem o progresso artificial?

É claro, a vida iria continuar e a natureza sabia que, mais sedo ou mais tarde, outros povos iriam descobrir os resquícios e os esqueletos e com isso, aprimorar o alfabeto artificial.

Hoje, temos um progresso artificial, com televisão, sexo, esporte, jogos, arte, mecânica, comércio, indústrias, bomba nuclear, etc. Qual a maior diferença do artifício de hoje, em relação ao artifício da época dos faraós?

A diferença são as evoluções de uma época para outra.

Como foi feita a formação do petróleo. Ele se renova, já que o homem o tira das profundezas da Terra?

O petróleo é o carvão derretido. O carvão é a resina que não queimou de toda onde o calor do Sol não foi suficiente para torrar e virar cinza. Isso nos faz saber que em torno de toda a Terra, nas profundezas, lá está o carvão derretido, que virou petróleo. (3º A: 54)

João! No livro 11º T: 92, o RACIONAL SUPERIOR afirma: Então, está nesse gelo de consistência magnética e que derretendo, transforma-se em líquido de ação magnética. Portanto, como funciona essa consistência de gelo magnético e onde exatamente localiza-se, já que a Energia Racional forma vírus, e o gelo da consistência magnética também gera vírus?

Tudo que é matéria é concentração magnética. O gelo é água congelada, como a neve é água congelada, é firmeza magnética.

João! Por que o macaco tem tanta semelhança com o homem?

Porque já foi homem. É um dos primeiros animais irracionais em que o homem transforma-se, quando desce de classe. Isto, depois que passar pela classe dos irracionais do espaço. Foi por isso que houve confusão nas cabeças dos cientistas em dizer que o homem veio do macaco, como afirma o cientista Darwin, em sua teoria da evolução. Portanto, o macaco é o homem que não deu certo, não pegou nos livros de CULTURA RACIONAL para estudar e desenvolver o seu raciocínio.<

João! Poderia fazer uma comparação, para entendimento, como o raciocínio (Glândula Pineal) está sendo desenvolvido?

Basta comparar com uma bateria de um carro, que está descarregada. O eletricista liga-a ao carregador, que se encontra ligado à rede de energia. Após passar algumas horas, o eletricista pega uma lâmpada e a encosta nos contactos (pólos) da bateria e ela acende a lâmpada, o que antes não acontecia. Ninguém viu as bolinhas (elétrons) andarem pelos fios para carregar a bateria. Assim, é a Energia Racional, carregando a Glândula Pineal, o terceiro olho que surge ou Célula Racional. Assim, está sendo desenvolvido o raciocínio e ninguém está vendo e quando ficar desenvolvido então, vê tudo.

Se um estudante de CULTURA RACIONAL, por qualquer motivo, parar de estudar, o que> acontece com seu desenvolvimento, perde-o totalmente ou não?

O que não pode, é o estudante parar de ler porque aí, pára o desenvolvimento do raciocínio. Mas se o estudante, quando parou de ler ou de estudar, mesmo que seja há bastante tempo, se já estava com dez por cento de desenvolvimento, esses dez por cento continuam. O desenvolvimento do raciocínio não cai à zero; a interrupção da leitura a que me refiro, não é de dias, é dos que ficam sem ler meses ou anos. Não é bom parar de estudar nem que seja um pouquinho. Tem-se que ser constante no estudo, vindo daí, o amadurecimento, e o acúmulo de Informações Racionais, vai ocupando o lugar do Habitante ou Energia Racional, que está sendo desmaterializada. Não que a energia esteja dura, solidificada. O estado do Habitante é de energia e não está sólido.

Por que se diz: "Habitante Materializado"?

Diz-se: "Habitante Materializado", porque Ele está dentro da matéria, dentro da Glândula Pineal, que é de matéria. Ela é de matéria e em seu interior está a Energia Racional, que é o Habitante do MUNDO RACIONAL. A frase: "desenvolver o raciocínio", no caso é o mesmo que dizer: Tirar algo que está dentro de outro, está envolvido por outro.

Após ultrapassar os 51% de desenvolvimento do raciocínio, sem alcançar o amadurecimento, o aparelho percebe a voz do raciocínio?

Sim. Percebe o raciocínio falando em sua cabeça, porém o ideal seria se tivesse a Vidência Racional para saber melhor e ver as armações dos invisíveis do astral térreo.

Quando vai despertar em nós a Vidência Racional?

A Vidência Racional é despertada pelo desenvolvimento das células Racionais, o terceiro olho que surge. O Habitante ou a Energia Racional, tudo vê, tudo sabe e é eterna, só está esperando a boa vontade do aparelho, pois basta estudar, o que não cansa; só dá vigor, vida eterna.

Como é feita a montagem do corpo humano?

O corpo humano é todo montado em partes: primeiro é montada a máquina do raciocínio depois, a do pensamento e depois, a da imaginação em seguida o resto do cérebro, a medula espinhal e depois, o esqueleto e por último, o preenchimento da máquina humana e a sua cobertura, que é a pele.

Há algum exercício específico, bom para a máquina humana?

Sim, são cinco, os exercícios bons para a saúde do corpo humano, que será feitos em seis minutos. Posteriormente serão ensinados.

Como se mede a pressão sangüínea?

Para se medir a pressão sangüínea, utiliza-se o estetoscópio, medidor de pressão; (antigo ou de qualquer marca). Bombeia até o reloginho marcar cento e oitenta, que equivale à pressão dezoito. Quando ouvir pelo estetoscópio a primeira batida do coração, vai marcar a pressão alta; deixar o ponteiro do reloginho ir descendo até ouvir outra batida ai, marcar a pressão baixa. A pressão média ideal é de doze por oito. A pressão máxima está ligada ao pensamento e a pressão mínima está ligada à temperatura do corpo.

O coração do ser humano trabalha ininterruptamente sem nenhum descanso?

O coração do ser humano descansa da seguinte maneira: Quando ele bate noventa vezes por minuto, seu descanso é de sete horas por dia; oitenta batidas por minuto, seu descanso é de oito horas diária; setenta batidas, descanso de nove horas e sessenta batidas, descanso de dez horas. Esse descanso é definido entre uma batida forte e outra fraca, pois, ele sempre bate assim, uma batida forte e outra fraca.

Como podemos saber quantas horas nosso coração descansa por dia?

Para se saber quantas horas o coração descansa por dia, é só pegar no pulso e marcar no relógio trinta segundos e multiplicar por dois a quantidade de batidas, que saberá quantas horas ele descansa por dia.

Existem alguns alimentos, que possuem propriedades benéficas, específicas ao nosso organismo?

Sim. O feijão possui propriedades benéficas para o organismo humano, que a Ciência nem se quer tem noção. Por exemplo: afina o sangue, melhorando a oxigenação do corpo; fortalece o sangue e a máquina responsável por amassar os alimentos, dá resistência aos intestinos; fortalece a glândula pituitária, que tem a responsabilidade de enviar uma espécie de hormônio às outras glândulas, entre as quais, duas do pâncreas, sendo uma, que envia uma enzima para o estômago e outra que envia insulina para o sangue - a cura da diabete.

A medicina tem possibilidade de acertar na maioria dos casos que trata?

Não. A medicina muitas vezes acaba mexendo onde não deve como aconteceu com Tancredo Neves e com o Governador de S. Paulo, Mário Covas. Há doenças que é melhor não mexer com elas. Como o inchaço do coração e do cérebro, que é normal. Às vezes, quando se vai fazer um exame, o médico acha que precisa operar porque o coração está inchado e acaba matando o paciente.

O coração humano pode apresentar defeitos na sua formação genética?

Há coração que já nasce com três válvulas, quando o normal é quatro, mas uma delas já é o suficiente para compensar as outras, que não foram feitas pela natureza.

O transplante é uma medida correta para compensar defeitos do coração?

O transplante não resolve o problema. Pois o coração de uma pessoa já é feito pela natureza, levando-se em consideração o tamanho com que aquela pessoa vai ficar. Às vezes, quando se transplanta um coração de alguém, que não cresceria de tamanho para outra pessoa, cujo tamanho é maior, o coração não vai trabalhar direito no novo corpo. Além do mais, o organismo entende como sendo um corpo estranho e vai combatê-lo, através de anticorpos ai, os médicos dão remédios para evitar a rejeição natural do organismo, que são os antibióticos para combater os anticorpos de rejeição e de defesa do organismo. Os anticorpos começam a ser mortos pelos antibióticos, que matam a defesa do organismo, tornando o ser humano sem defesa como se fosse um aidético.

O catarro é uma coisa normal do organismo humano?

O catarro faz parte da defesa do organismo humano. Seu excesso é que deve ser eliminado, o que é feito com xaropes. Quando a tosse é seca, usa-se expectorante.

Quando o intestino não funciona, é aconselhável tomar laxante?

Tomar laxante não é bom porque ele vai para o sangue, como qualquer bebida alcoólica. Atenção: um laxante natural não faz mal, tipo ameixa preta, em lata ou mesmo seca; comer umas três ameixas ao dia, mas o melhor é comer feijão com um pouco de caldo que tudo se resolve.

Onde fica a massa rejeitada pelo organismo?

A parte do intestino grosso onde fica a massa rejeitada, tem aproximadamente uns vinte centímetros aonde vai acumulando as fezes. Se a pessoa demorar muito para defecar, essas fezes deterioram-se rapidamente e se transformam em bichos, surgindo daí, a solitária de qualquer tamanho.O João brincou com o pessoal: - "Olha! Se alguém "cagar" aqui no chão, amanhã a "merda" vai se transformar em uma bicheira, vira bichos". Foi uma gargalhada só. Uma semana antes alguém perguntou ao João: - "O que é bom para o pum"? O João lhe disse: - "O melhor remédio é comprar uma caixa de fósforos e quando você soltar um daqueles aí, você acende o fósforo que vai dar certo, isto é, vai dar cheiro". Foi uma risada só do pessoal que ali estava reunido.

João! De onde provêm os gases que se tem no intestino?

Os gases do corpo são do próprio alimento, isto é, produzidos por eles porque todo tipo de alimento tem ar dentro si. Então, mastiga-se a comida e o ar desce junto para o estômago.

Qual é a função da saliva na alimentação, já que ao mastigarmos, as glândulas salivares a produzem em abundância?

Mastiga-se e a saliva ao se misturar com o alimento, serve de lubrificante para o alimento descer e não machucar por dentro, por isso, não é bom beber durante as refeições nem água.

Por onde saem os gases que ingerimos com os alimentos?

Os gases saem pela boca e por baixo, se saírem por baixo são malcheirosos, por passarem pelo intestino grosso onde estão acumuladas as fezes. O ar entra também pela boca, pelo nariz, pelos ouvidos, etc.

As frutas constituem fonte de alimento, o que é bom para a nossa alimentação?

As frutas não são alimentos, são fontes de vitaminas. É sempre boa uma salada de tomate, alface, cebola e quentro todo dia. Os ovos são muito bons para a memória, principalmente nos jovens. O feijão estimula todo o organismo, inclusive o amassador de alimentos.

O que é esse amassador de alimentos?

É o próprio estômago. Esse amassador é como se fosse uma bomba de sucção, uma espécie de sugador do alimento, que está no estômago e se esse amassador travar por falta de uso, a pessoa sente-se entupida; o alimento fica no estômago e a pessoa não consegue fazer uma evacuação normal.

João! As pessoas, que não comem feijão diariamente, são prejudicadas por isso?

Sim. Exemplo disso é o povo japonês, quando as pessoas atingem certa idade, têm que tirar um pedaço do intestino que não funciona, tendo que ficar usando uma bolsinha do lado ou junto ao corpo por onde as fezes saem e se acumulam; tudo isso, pelo fato de não comerem feijão. Em algumas regiões daquele país, o povo come um outro tipo de grãos, que têm o mesmo efeito do feijão, só que eles não sabem. Essas pessoas nunca têm problema no intestino. Elas habitam as áreas rurais, por isso, elas só comem esse tipo de grãos por serem mais pobres.

Quando foi providenciada, pelo MUNDO RACIONAL, a vinda do Sr. Manoel a Terra?

No dia dois de setembro de mil novecentos e dois (02-09-1.902), o RACIONAL SUPERIOR, do MUNDO RACIONAL, providenciou a vinda à Terra do Senhor Manoel Jacinto Coelho. No dia trinta de dezembro de mil novecentos e três (30-12-1.903), nascia o RACIONAL SUPERIOR DA TERRA. Durante a gestação de Dona Rosa, a natureza estranhou aquela encubação, pois ela nada havia feito, não participara daquela gestação, mas mesmo assim, ela (a natureza elétrica e magnética) deu toda assistência normal à mãe grávida. (1º T: 66-67)

Ao nascer o Sr. Manoel, que fato estranho foi observado pela parteira?

Quando chegou a hora do nascimento daquela criança, chamou-se Dona Amélia Baiana, parteira experiente. A criança foi saindo conforme um parto normal, mas quando Dona Amélia procurou o cordão umbilical não o encontrou. Achando aquilo tudo muito estranho, não satisfeita, colocou a mão por dentro de Dona Rosa e também não encontrou a placenta aí, é que o João imitou Dona Amélia: "Oxente"! Cadê a placenta? "Oxente"! Cadê o cordão? Pois, jamais havia visto tal fato ocorrer, um parto sem placenta e sem cordão umbilical. Obs.: Durante qualquer gestação, no reino animal, faz-se necessário a existência do cordão umbilical e da placenta, que é por onde o organismo materno alimenta o feto.

Por que esse fato deu-se com Manoel Jacinto Coelho?

Claro! Isso se deu pelo fato daquela criança ser um Habitante do MUNDO RACIONAL e a Energia Racional ter cuidado de tudo, desde a vinda, à fecundação e à alimentação daquela criança, daquele Ser especial até Ela saber que era um Enviado do MUNDO RACIONAL; o Bem Aventurado, o Messias, o Esperado, segundo as antigas profecias. Veio com tudo isso. Voltando à Dona Amélia Baiana: A criança nasceu sem cordão umbilical, o umbigo, que é a marca dos deformados.

Existe outro fato marcante relacionado ao nascimento do Sr. Manoel?

Sim, existe. Quando o Sr. Manoel nasceu uma estrela caiu na rua onde moravam seus pais; essa estrela ocupou toda a largura da rua, ficando ali por aproximadamente, uns quarenta minutos, brilhando e ninguém teve coragem de chegar mais perto, apesar de haver muitas pessoas curiosas, observando todo aquele espetáculo. Se alguém a tacasse, nada iria acontecer, pois era algo de uma constituição diferente de tudo o que é de matéria, que ninguém jamais viu. Então, aquela estrela foi sumindo aos pouco até desaparecer como se fosse uma pedra de gelo derretendo. Na sua queda não quebrou nada nem deixou marcas, o que foi muito comentado na época.

Como foi a evolução do Sr. Manoel, após seu nascimento até a idade adulta?

O pequeno Manoel dormiu por três dias seguidos para a Energia Racional completar a sua formação. Só esboçava um chorinho à toa só para as pessoas verem que ele estava bem. Depois, com o passar do tempo, a natureza sempre tentando transmitir em sua mente o pensamento e a imaginação só que nunca conseguia. Depois que ligou-se ao MUNDO RACIONAL com consciência, é que Ele explicou à natureza que não tinha pensamento, só tinha raciocínio, cem por cento.

Houve em sua infância algum fato, que o levou a perceber que era diferente dos outros meninos de sua idade?

Quando rapazinho, o Sr. Manoel falava com os coleguinhas: Há! Estou pensando em fazer isso ou aquilo e tudo dava certo, nada saia errado daquilo que planejava, pois Ele só raciocinava não pensava nem imaginava.

Em que condição encontra-se o Sr. Manoel atualmente?

O Sr. Manoel ainda se encontra num processo de transformação, o que é mais rápido. Quando ele voltar, vai aparecer na forma em que se encontra neste quadro (o quadro, que o João tem na parede de sua casa), mais ou menos numa idade de uns quarenta anos. Todos o verão e pegarão em sua mão. Já está na época disso acontecer, só está faltando o dia e a hora. Obs.: - Dia da DIVINA PROVIDÊNCIA, 02–09–1.902; - Dia da formação do Senhor Manoel Jacinto Coelho, 23–03–1.903; - Dia do nascimento do Sr. Manoel, 30 – l2 – 1.903;

João! Quando se estuda uma vez os mil livros de CULTURA RACIONAL, garantiu-se a volta do Habitante ao MUNDO RACIONAL?

Sim! Faltando garantir a sua volta, isto é, do "tu" como habitante também, quer dizer, do aparelho. Só que para isso é necessário desenvolver cem por cento o raciocínio, pois, sem os cem por cento nada feito.

A Luz Racional está sempre com o estudante, mesmo que ele ainda, não esteja totalmente desenvolvido?

Onde quer que esteja um estudante de CULTURA RACIONAL, sobre si acompanha um holofote de Luz Racional, vindo lá do MUNCO RACIONAL e se houver vários estudantes juntos como numa divulgação ou numa banda, por exemplo, o holofote torna-se um só, cobrindo todos. Essa luz é vista pelos Habitantes do MUNDO RACIONAL, pelos do Astral Superior e os habitantes do vácuo, só não enxergam essa luz os habitantes do astral térreo, os exus.

Até em que distancia da Terra existe ar na atmosfera?

Existe ar até uns mil quilômetros acima da Terra depois, tudo é vácuo, mas os habitantes do vácuo habitam muito acima disso. Os comodoros - assim chamados no livro da Tréplica – só conseguem ir até à linha do Sol porque prendem o fôlego, mas isso tem que ser muito rápido, é como o ser humano num mergulho num ambiente sem oxigênio. Além do limite de mil quilômetros, os satélites começam a se deteriorar porque todo corpo de matéria necessita de ar para sua inspiração, tanto faz a madeira crua ou tratada como também o aço, o plástico, etc. Enfim, tudo que é de matéria precisa de ar.

Fala-se muito no cinturão magnético, vermelho e preto. Em que altura da Terra está localizado?

O cinturão vermelho e preto fica aproximadamente entre trezentos e quatrocentos quilômetros acima da Terra.

O que acontece com as sete partes do porque nós assim somos durante o estudo de CULTURA RACIONAL?

A IMUNIZAÇÃO RACIONAL apanha as sete partículas e as leva ao MUNDO RACIONAL, da seguinte maneira: Você estuda, evolui e chega num certo ponto de evolução, a IMUNIZAÇÃO RACIONAL resgata uma das sete partículas. Você prossegue no estudo, continua evoluindo Racionalmente, a IMUNIZAÇÃO resgata outra partícula. Você continua estudando, sob os olhos da IMUNIZAÇAO RACIONAL. E assim, vai até resgatar as sete partículas, que formarão o corpo de massa cósmica puro, limpo e perfeito. (3º H: 57) - (1º O: 27) – (2º O: 281) Muita atenção! Durante o estudo de CULTURA RACIONAL a pessoa está desenvolvendo o raciocínio, enquanto isso, a Imunização vai apanhando as sementes (sete partes) uma a uma, levando-as ao MUNDO RACIONAL. Exemplo: pega a semente da Lua, depois do Sol, depois das estrelas e assim, vai até a pessoa ficar no estado de imunização, cem por cento; se nesse meio tempo a pessoa transformar-se por não haver tempo suficiente de se imunizar aí, a Imunização devolve para a natureza as sementes que tinham sido levadas ao MUNDO RACIONAL.

Se tiver que nascer no chão, terá a garantia de que aquelas sementes que foram devolvidas à natureza, farão parte da nova vida?

Se tiver que nascer no chão novamente e aquela vida corresponde àquelas sementes levadas ao MUNDO RACIONAL e que a Imunização devolveu à natureza, terá a garantia de que aquelas sementes farão parte dessa nova vida.

Há algum cuidado especial, dispensado pela Energia Racional, ao Aparelho Racional, que chegou a cem por cento de desenvolvimento do raciocínio?

Dependendo do merecimento não permanece mais na matéria, sobe direto. Quando é chegada a hora de um Aparelho Racional deixar a matéria, é porque já viveu o suficiente, ou seja, a Energia Racional depois, que o Aparelho estiver com cem por cento do raciocínio desenvolvido ou mais ou menos antes um pouco, vai cuidando do corpo. Fazendo durar em torno de quatro vezes a duração de alguém saudável. Se for para durar oitenta anos, vai durar de trezentos e sessenta a quatrocentos anos e a aparência do corpo não muda, é sempre de jovem, estável com aparência de jovem com idade mediana, sempre mediana. (12º T: 38-39)

O corpo de um Aparelho Racional, já desenvolvido, é diferente do de uma pessoa qualquer?

O corpo de um aparelho Racional desenvolvido possui uma espécie de brilho não que tenha luz no corpo, mas todos vão notar naquele corpo um brilho diferente. Se o corpo foi, por exemplo, afetado por qualquer coisa, numa fração de segundo ele se regenera.

Qual o procedimento do Aparelho Racional na hora de deixar a matéria e se transformar?

Na hora de deixar a matéria, o Aparelho escolhe um local e se deita e é ele mesmo que se desliga. A vida deixa a matéria, a vida é o "eu" e o "eu" liga-se em qualquer coisa e fica assistindo seu corpo ou pode se ligar ao próprio e fica vendo as pessoas. A vida, em momento algum adormece, ela está sempre acompanhando tudo.

O que é feito com a vida, cujo Aparelho já se transformou?

Bom, depois de deixar o corpo, a vida segue para o MUNDO RACIONAL, pois já era um Habitante por mérito pessoal. O corpo segue a degeneração, de um modo mais acelerado que o normal e segue o curso natural da Imunização, indo para o MUNDO RACIONAL também, só que como Planície Racional porque ele é elétrico e magnético, nada mais é, do que Planície Racional degenerada e deformada.

Quando um estudante transforma-se, qual deve ser o sentimento dos que ficam?

Quando um estudante transforma-se, é motivo de festa, pois só existem duas opções: ou sobe para o espaço da Imunização Racional já garantindo sua volta como Habitante do MUNDO RACIONAL ou volta à matéria, nascendo em plena Fase Racional, ou seja, volta só para completar a Imunização em evolução.

Os estudantes de CULTURA RACIONAL gozam de privilégios junto ao MUNCO RACIONAL?

Um estudante de CULTURA RACIONAL goza de privilégios junto ao MUNDO RACIONAL, junto ao Astral Superior, Astral Inferior e à natureza, por isso, quando se pede para a natureza uma orientação para um familiar ou mesmo para alguém de consideração, a natureza atende graças à consideração ao estudante.

João! Da para saber mais ou menos a duração de uma eternidade?

Uma eternidade dura mais que um trilhão de anos, pois não há contagem, a única contagem é a quantidade de contas, que cada um tem no seu rosário da vida! O Sr. Manoel Jacinto Coelho não tem contas, pois só nasceu uma vez e mesmo assim, por conta do MUNDO RACIONAL, portanto não deve nada a matéria.

Quem é a vida?

A vida é eterna não se acaba nem se desgasta. Para se saber então, quem ela é, basta fechar os olhos e abrir novamente; essa visão e esse sentido são a vida.

Há muita diferença do sono para a morte?

Não, não há muita diferença. Quando se vai dormir, a vida se desliga como na morte, é a mesma coisa, dá aquele sono e adormece, pela manhã acorda e de repente, isso é a vida. Quando vai morrer dá um sono muito gostoso e suave, isso é a morte, ou seja, a vida.

O que acontece com a vida após a morte?

Desligou-se do corpo, a natureza leva a vida para o espaço e lá ela acorda e vê tudo, mas não sente nada nem lembra de nada, apenas fica acordada. O corpo, que pertencia a ela transforma-se até chegar à energia, elétrica e magnética e se junta a essa vida, ficando lá no espaço esquecido pela natureza.

Quando for para nascer de novo, o que é feito com a vida?

Então, quando chega à hora de nascer na matéria, a natureza adormece essa vida e é gerado um espermatozóide para ela e à máquina do raciocínio e também milhões de outras vidas são preparados para se materializar em espermatozóides. Dos milhões que seguem para o óvulo da mulher, só tem força aquele que possui a planta da máquina do raciocínio, as demais transformações voltarão para o espaço de novo, ou seja, a vida adormece de novo e volta para o espaço e vai aguardar outra oportunidade.

O que é a morte e o que ela representa para um estudante de CULTURA RACIONAL?

A morte é boa sempre para melhor. A, se for a morte de um estudante de CULTURA RACIONAL, é para muito melhor ainda.

È correto ajudar alguém quando nos pede uma esmola?

Dar esmola seja lá de que espécie for ou fazer o que os religiosos chamam de caridade, é assumir parte da lapidação do pedinte e acaba atraindo um dos acompanhantes do pedinte para sua companhia por algum tempo, o que é sinal de transmissão para lapidar. Se estiver fazendo uma refeição e quiser dar comida a alguém, por exemplo, não tem problema porque foi decisão sua a pessoa não lhe pediu nada. Tudo o que as pessoas estão passando são dívidas. Não podemos ajudar de forma nenhuma, quando nos pedem. Temos que observar se não vai fazer falta, se não for, ajuda-se sem que a pessoa peça. Temos que sentir, usar o sentimento para poder ajudar, tem que ser espontâneo.

Quais as cores de roupas mais adequadas para se usar e que faça bem à saúde?

Quando usar roupas de diferentes cores, muito cuidado. As cores representam cada um desse povo do astral térreo porque cada um identifica-se com a sua cor, pois, são de todas as cores. As cores aconselháveis são as cores pastel, quer dizer, claras. A cor branca é a mais leve de todas as cores.

Como são feitos os movimentos do Sol em torno da Terra?

O Sol, no seu deslocamento sobre a Terra, deixa uma parte escura por onde já passou ou ainda vai passar porque os seus raios luminosos têm alcance limitado, além do mais, existe o corpo de carbono, que também se desloca de um lado para o outro, ou seja, no lugar que o Sol vai passando, o corpo de carbono vai saindo de lado, dando passagem ao Sol e ficando sempre só na superfície da Terra e assim, surge a noite. 
Se não fosse pelo corpo de carbono, a noite, na Terra, seria como se estivesse na sombra, ou seja, tudo claro. O deslocamento do Sol, fazendo seis meses a linha da água e seis meses a linha da terra. Nessa parte da linha da água ninguém chega lá e nem se quer conhece a sua existência porque o campo elétrico e magnético não deixa ninguém chegar perto e assim como nas laterais da Terra e ao norte. Quanto mais alto posiciona-se para fotografar a Terra, que é toda fora da realidade, cria uma forma arredondada, dando a impressão que é uma bola, porém tem a forma de uma mão, tipo concha, virada para cima e oval. Na vista lateral, o olho humano não enxerga o que quer e sim, o que o campo elétrico e magnético mostra. Quando um avião ou um satélite estão no campo elétrico e magnético, esse desvia os objetos para um lado ou para o outro, imagem irreal.

O que na realidade é o eclipse da Lua ou do Sol?

O eclipse da Lua ou do Sol nada mais é, do que uma parte do corpo de carbono, que às vezes, atrasa-se e se concentra na frente da Lua ou do Sol, inclusive num formato arredondado, enganando direitinho a Ciência, que acha que é a Lua, que se posiciona na frente do Sol.

O que é o corpo de carbono e qual a sua composição?

O corpo de carbono é um produto proveniente de uma espécie de escapamento do Sol. Há noites que, mesmo com a lua cheia, são bem escura e outras são bem claras, mesmo sem lua cheia, isso tudo depende do corpo magnético ou corpo de carbono.

João! O que você me diz do aborto, praticá-lo é crime?

O aborto até o terceiro mês não constitui crime de vida, mas não deixa de ser lapidação, pois a natureza lapida o Aparelho pela prática desse ato. Após o terceiro mês, o caso é outro porque aí, o feto já está formado, conseqüentemente é crime de vida, é a morte de um ser humano.

O que são cargas magnéticas?

Cargas magnéticas são, por exemplo, alguns exus, que se agarram em nosso corpo, causando um grande transtorno e não sabemos a causa.

O que é a natureza e de que ela é composta?

A natureza é energia deformada e degenerada, transformada em seres. A natureza é composta das essências das energias elétrica e magnética e fica entre o Sol e a Terra. Atuando mais a energia magnética.

De onde tanto recebemos transmissões ou influencias?

Recebemos transmissões ou algumas influencias dos vegetais, dos animais, da água, da terra, como também do sol, lua e estrelas. Tudo o que pensamos é transmissão e só entra em nossa psique uma de cada vez. Quanto mais utensílio doméstico tiver dentro de casa, são motivos de mais transmissões enviadas pelos donos dos objetos, são mais lapidações. Se pudesse ter em casa só o necessário seria melhor, mas não devemos nos preocupar com isso, o importante é estudar.

Qual a explicação, de que o espaço não tem gravidade e não podemos respirar?

O espaço alcança mil quilômetros acima da Terra, o resto é vácuo, logicamente que no vácuo a respiração é impossível. A gravidade está relacionada à resina, que compõe o centro da Terra e que atrai tudo o que for de matéria magnética. A gravidade existe onde existe resina.

Após a morte para onde vai o fluido (vida), sem a imunização?

As energias elétrica e magnética ficam desmaterializando, uns três anos, o corpo e uns quarenta anos, os ossos e daí, sobem para o espaço e ficam aguardando o comando da natureza de como nascer novamente. Como animal Racional, reúne três energias e como animal irracional, apenas duas energias.

De que forma o raciocínio fica observando a transformação do Aparelho?

O raciocínio fica no espaço esperando, assistindo toda a descida de classe, que é o seu castigo, como foi o aprendizado dos habitantes do astral térreo no início de sua formação. Desenvolveram-se durante muito tempo, assim como no início dos animais Racionais e irracionais; um longo período de desenvolvimento para sua formação.

Como era a civilização no tempo das pirâmides?

Sabemos que no tempo das pirâmides a civilização era robusta como se explicam as estátuas de pedra na Ilha de Páscoa. Algumas estátuas foi a própria natureza que as fez e o homem, achando parecida com alguma figura ou desenho, dava sua lapidada.

A nossa memória é o sentimento?

Sim, estou estudando, estou lendo; estudar é sentir o Conhecimento de CULTURA RACIONAL, pois, é no sentimento que se grava. O sentimento é a memória.

Qual é o procedimento correto, quando se está fazendo uma divulgação de porta em porta?

Na divulgação de porta em porta, o correto é bater palmas ou tocar a campainha, mesmo sabendo que estão dormindo e não querem ser incomodados. Bater palmas ou usar a campainha uma vez, se não atender, tenta-se outra vez, se não atender, deixa o prospecto. Quando falar sobre o Conhecimento de CULTURA RACIONAL, fala-se só o necessário com poucas palavras, de maneira simples, como: - "Não estamos vendendo nada, somos estudantes de CULTURA RACIONAL, que é uma cultura natural da natureza e estamos passando hoje, neste bairro, divulgando este Conhecimento. Vou deixar aqui este folheto, quando o senhor tiver um tempinho leia-o, que é de grande utilidade ao senhor e aos seus".

Na descida de classe, qual é a seqüência das classes pelas quais se passa?

Na descida de classe, passa-se por animais irracionais, minerais, vegetais, pelos seres da água, essa é a última classe e depois retorna pelo mesmo caminho.

Qual é o último livro do Histórico?

O último livro do Histórico é o novecentos e trinta e quatro, os outros são uma junção de mensagens dos próprios livros

Os estudantes de CULTURA RACIONAL gostam de festa e o RACIONAL SUPERIOR diz que no futuro haverá muitas festas. Dançar faz bem?

Dançar feliz e em harmonia, rejuvenesce e deixa os órgãos do corpo ativados e é bom para a saúde.

Como é formado o corpo do ser humano?

O conjunto de energias forma os vírus invisíveis, os vírus invisíveis dão causa aos visíveis, o conjunto de vírus visíveis forma os órgãos, os órgãos formam o ser humano, o conjunto de seres humanos forma a banda.

De que é formado o garfão dos exus e para que serve?

O garfão dos exus é de uma energia do espaço (magnética) e serve para espetar o ser humano.

As pedras se deterioram, quando se quebra uma pedra em pedaços, o que acontece?

As pedras não se deterioram e sim, crescem. Tudo é vida. Se quebrar uma pedra em pedaços, esses pedaços continuam crescendo normalmente.

Foi dada alguma chance ao Habitante do MUNDO RACIONAL, que entrou pelo pedaço da Planície, que não estava pronto?

Como Habitante do MUNDO RACIONAL, apesar de ter sua chance na advertência do RACIONAL SUPERIOR, foi à extinção. Novamente teve outra chance, que foi o Alfabeto de Astrologia e não aproveitou, desceu de classe. Esta civilização está tendo sua chance também, que é o Conhecimento de CULTURA RACIONAL. Portanto agora, não existem segunda nem terceira chances. Cada civilização teve sua oportunidade.

Por que a natureza preservou alguns esqueletos e fósseis antigos?

Alguns esqueletos e fósseis antigos, a natureza os manteve para fazer parte da História.

Pode-se definir pela imaginação como é o MUNDO RACIONAL?

Quando o RACIONAL SUPERIOR fala do MUNDO RACIONAL, temos imagem em nossa mente de como é, porém, o que se imaginar ou de que maneira imaginar-se que seja está totalmente errado. O que não se vê e não se sente, não pode ser definido. Seria como explicar a alguém que nunca viu ou ouviu falar em boliche. Por exemplo, diz-se a esse alguém: -"Tem uma pista com pinos no final, o que se acerta com uma bola pesada". A pessoa imagina uma rodovia com pinheiros no final, por exemplo, o que se derruba, batendo com violência a bola.

Podemos saber a distância da Terra ao degrau da última eternidade?

O João disse: - "Se pudéssemos pegar um foguete mais bem equipado, mais moderno do mundo e subir um bilhão de quilômetros na vertical, que nem se quer chegaríamos perto do degrau da última eternidade".

Existe clima favorável para cada órgão do corpo humano?

Sim! Existe: - O clima quente é bom para o coração; - O clima frio é bom para os rins; - O clima seco é bom para o fígado; - Onde venta muito é bom para os pulmões.

O que é o soluço e como eliminá-lo?

O soluço é provocado por um engasgamento. A traquéia fecha-se um pouco, impedindo a passagem do ar. Para solucionar esse problema devem-se levantar os braços.

O que provoca o aparecimento da diabete?

A diabete é provocada por uma deficiência do pâncreas, que não produz a insulina. Comendo feijão regula, tanto essa glândula como todas as outras.

Qual seria a velocidade de um Habitante do MUNDO RACIONAL, no campo elétrico e magnético?

Um Habitante do MUNDO RACIONAL é capaz de dar sete voltas e meia, em torno da Terra, em trinta segundos.

Qual seria o procedimento adequado para se viver bem?

Para se viver bem, deve-se tomar meio copo de água de hora em hora ou um copo, de duas em duas horas. Comer feijão e fazer os cinco exercícios, que se faz em seis minutos. O feijão, são três conchas e uma colher de arroz e o resto das coisas, é um pouco de cada. A laranja, por exemplo, é uma por dia. Quando se observar um início de resfriado ou gripe, a laranja solta o intestino e não deixa processar o alimento para o sangue. O corpo precisa de nutrientes, como: feijão, arroz, etc., já as glândulas precisam de vitaminas, frutas, quando necessário.

O que acontece com o raciocínio, depois de imunizado e desmaterializado?

Quando desmaterializado o raciocínio, a energia retorna para o MUNDO RACIONAL, para o seu progresso de pureza e o corpo, depois de imunizado, é transformado e volta a fazer parte da Planície Racional, onde será formado um novo habitante. Então, são dois em um. 

Se conseguisse perfurar o solo da Terra até ao final, o que na realidade encontraria?

Se conseguisse perfurar a crosta da Terra até ao final, encontraria Energia Racional, pois, o núcleo da Terra é resina intacta é o que sustenta a Terra.

Quando se está estudando e é tomado por outros pensamentos, por que isso ocorre?

No momento em que se está estudando e fica pensando em várias coisas, geralmente é o que o seu sentimento gravou durante sua vida, podendo ser também transmissões.

Os estudantes também podem ser afetados por feitiçaria ou outra qualquer ação da magia negra?

Os estudantes de CULTURA RACIONAL não são atingidos por nada disso. Se um exu vier lhe fazer mal, vê a Luz Racional e volta para trás, pois não pode com a Energia Racional.

Qual a trajetória de uma pessoa que desce de classe?

Uma pessoa que desce para as classes inferiores, primeiro transforma-se para a classe dos exus, depois, se a natureza determinar, transforma esse exu em dois ou três animais irracionais, cachorros, por exemplo.

Se os habitantes do astral térreo não sabem o que estamos pensando como podem os “cavalos” e médiuns mentalizarem, pensando para se ligarem à energia magnética?

Eles já estão todos ligados entre si, os médiuns e os habitantes da energia magnética.

No volume 176º H: 14, o RACIONAL SUPERIOR diz que antes do primeiro milênio, a Lua fazia o primeiro quarto: no primeiro milênio fazia o segundo quarto; no segundo milênio fazia o terceiro quarto e no terceiro milênio, o quarto quarto. Isso são apenas comparações de evolução ou realmente foi assim, a evolução de cada quarto?

Aconteceu realmente dessa maneira, observando-se que a lua minguante é da Fase Racional, por isso, é boa para tudo.

Qual é o procedimento correto para quem está impossibilitado de ler?

Os impossibilitados de estudar basta apenas passar a mão no primeiro volume. O melhor é ler, desenvolve mais rápido, porém, se houver necessidade de passar a mão, é só repetir até cansar e depois passar para outro volume.

Por que no volume 425º H: 27 e 560º H: 21, o RACIONAL SUPERIOR cita: -"Quando se passa para a classe de urubu, transforma-se da classe de animal irracional para a classe de bicho irracional"?

São apenas ilustrações. Na descida de classe primeiramente passa para habitante do astral térreo depois, para animal irracional que voa depois, para os do chão, considerados bichos irracionais, mas tudo é bicho irracional.

Um comentário: